Novidades

AMORTECEDORES

Saiba quais são os sinais de desgaste dos amortecedores para fazer a troca na hora certa e não correr risco de comprometer a dirigibilidade do veículo.

download

 

 

 

 

 

 

 

Fundamentais para garantir a estabilidade e a segurança do veículo, os amortecedores, responsáveis por manter os pneus em contato com o solo, devem estar sempre com a manutenção em dia. “Quando desgastados ou danificados, podem trazer diversos riscos ao veículo e a seus ocupantes”, adverte Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata. Além disso, a falta de manutenção pode prejudicar os demais itens da suspensão.

 Segundo Silva, os motoristas devem ficar atentos aos sinais que indicam o momento da troca de amortecedores, entre eles, aumento de distância da frenagem, desgaste de pneus, sensação de oscilação da carroceria, vazamento de fluido, balanço excessivo nas arrancadas, tendência de aquaplanagem em solo alagado e do veículo sair para o lado de fora nas curvas, ou seja, perda de aderência.

A recomendação é fazer revisão periódica, a cada 10 mil km em uma oficina de confiança e especializada para avaliar as condições dos amortecedores ou a qualquer mudança de comportamento do veículo. “Preventivamente, é aconselhável trocar os componentes a cada 40 mil km rodados, já que amortecedores desgastados afetam a dirigibilidade do veículo, prejudicando a eficiência do sistema de freios”, afirma Silva.

Para manter as características do veículo e garantir a segurança e a eficiência deve-se instalar peças novas. Desde janeiro, já começaram a ser fabricados amortecedores para o mercado de reposição com o selo do Inmetro e a comercialização passa a ser obrigatória em julho de 2014.

Esta e outras dicas sobre a manutenção fazem parte da série de vídeos da Nakata “Meu carro bem cuidado” que está disponível no YouTube http://www.youtube.com/componentesnakata.

Fonte: http://www.affinia.com.br