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Entenda a diferença entre pneus simétricos, assimétricos e direcionais

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Por: Gabriela Rabinovici

Você sabe identificar que tipo de pneu é usado em seu veículo? No Brasil, a maioria dos pneus de passeio possui três tipos de bandas de rodagens: simétricos, assimétricos e direcionais. Entenda quais são as diferenças entre eles, assim como as vantagens e desvantagens de cada um.

 

Pneus simétricos:

Seu tipo de desenho é o mais popular, no entanto é difícil identificá-lo. Na lateral do pneu, deve haver uma informação que mostra o lado específico da rotação. Outra maneira de identificá-lo é criar uma linha imaginária no meio da banda de rodagem. Se o desenho for igual dos dois lados, o pneu é simétrico. Ele é recomendado para motoristas que trafegam em pistas secas, onde a temperatura é mais elevada (em torno de 35ºC).

Vantagens: ruído baixo, maior durabilidade, mais barato e o rodízio pode ser feito de várias formas.

Desvantagens: Possui menor desempenho, principalmente em pista molhada.

Pneus assimétricos:

Trata-se do modelo mais recente no mercado automotivo. Para identificá-lo é preciso encontrar as palavras “outside/inside, exterior/interior ou extérieur/intérieur” na lateral do pneu que indique o lado específico a ser utilizado. Ao criar uma linha imaginária no meio da banda de rodagem é possível ver que o desenho não é igual e mudam de uma ponta para a outra. Ele possui maior contato com o solo e modelos esportivos já vêm com esse tipo de pneu de fábrica.

Vantagens: ruído baixo, maior desempenho em curvas e em pistas molhadas, suporta mais peso, devido a maior largura de sua borda externa.

Desvantagens: apenas uma opção de rodízio e é mais caro.

Pneus direcionais:

Esse tipo de pneu é o mais fácil de ser identificado. Seus desenhos apontam em uma direção específica e na parte externa há uma seta que indica a direção em que eles devem rodar. Muito indicado para motoristas que costumam dirigir em estradas molhadas ou com neve. Sua tração também é eficiente em pista seca.

Vantagens: versatilidade, bom desempenho em pista seca ou molhada (principalmente, em pista molhada).

Desvantagens: ruído maior que os pneus simétrico e assimétrico, rodízio limitado, geralmente fabricado para carros esportivos.

 

Fonte: http://www.widmen.com.br