Novidades

INVERNO DIFICULTA PARTIDA DE VEÍCULOS FLEX ABASTECIDOS COM ETANOL

 

NGK-Partida-a-frio-250x250

O inverno tem início apenas em 20 de junho, mas a queda nas temperaturas já é sentida em algumas regiões do Brasil. Um problema comum nesta época do ano é a dificuldade de ligar o carro abastecido com etanol nas primeiras tentativas, principalmente nas manhãs mais frias. Especialistas da NGK destacam os cuidados que o motorista deve tomar para evitar atrasos ao sair de casa e, sobretudo, agravamento de problemas no motor.

 

Velas de ignição excessivamente desgastadas ou com vida útil ultrapassada podem prejudicar o desempenho do veículo e dificultar a partida após o motor ficar desligado por longos períodos, como em noites com baixas temperaturas, por exemplo. A manutenção preventiva é ainda a melhor opção nesses casos. Velas em bom estado de conservação garantem o funcionamento da ignição do veículo, facilitando a partida imediata do motor, principalmente nas manhãs mais frias.

 

Mesmo em modelos atuais equipados com sistemas que dispensam a utilização do reservatório de gasolina para injetar o combustível na partida a frio, a vela de ignição tem papel fundamental no sucesso da partida do motor em dias frios. Neste caso, os veículos com vela desgastada também irão apresentar dificuldade de partida em dias com temperaturas baixas.

 

“Para que o etanol mude seu estado físico durante a queima e proporcione o funcionamento do motor, são necessárias temperaturas mais elevadas que as exigidas pela gasolina, que evapora rapidamente. Em dias frios, quando o motor está abastecido com etanol, é necessário que as velas e cabos de ignição estejam em suas condições ideais de funcionamento, para não ocorrer dificuldade na partida do veículo”, explica Hiromori Mori, técnico da Assistência Técnica da NGK.

 

Além do aborrecimento pela dificuldade em dar a partida,  a insistência para ligar o motor pode causar o encharcamento das velas, causando um transtorno maior ao motorista. Caso ocorra, é preciso desligar o veículo e aguardar até que o combustível evapore por completo. Esse tempo varia de carro para carro, podendo levar até 30 minutos.

 

Nos modelos flex ou a etanol com reservatório para gasolina (tanquinho), é necessário mantê-lo abastecido com gasolina nova e de boa qualidade. Segundo Hiromori, o ideal é trocar o combustível do sistema a cada 90 dias, em um posto de confiança. O sistema de partida a frio também merece atenção e deve estar operando/injetando e sem vazamentos.

 

Nos veículos com motores flex, é necessária a atenção no caso de uma alteração total do combustível utilizado. Se estava utilizando um tipo de combustível (etanol ou gasolina) e opta por abastecer com outro, o ideal é que antes de deixar o carro com motor desligado por um longo período, rode pelo menos 10 ou 15 quilômetros, para que o sistema de controle do motor reconheça o novo combustível presente no tanque e reprograme a estratégia de funcionamento, inclusive durante a partida a frio.

fonte: www.ngkntk.com.br