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Manutenção preventiva dos pneus.

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A manutenção preventiva e adequada do veículo pode não somente diminuir os riscos de ficar parado, com o carro quebrado, no trânsito ou em uma estrada, pode aumentar a vida útil de diversas peças do carro, trazer economia ao motorista e ainda garantir a segurança de todos dentro do veículo.

Muitos motoristas só reparam nos pneus quando já estão “carecas”. Os pneus são as únicas partes do carro que tem o contato direto com o solo, portanto afetam diretamente a estabilidade, o conforto, a frenagem e a segurança do seu veículo. Para um desempenho seguro, os pneus não devem apresentar nenhum tipo de anomalia, estar com a pressão indicada pelo fabricante ( normalmente fica no manual ou na tampa de gasolina), profundidade dos sulcos adequada (mínimo de 1,6 mm), alinhamento e balanceamento das rodas conforme padrão original de cada modelo específico.

manutenção básica de verificação da calibragem dos pneus deve ser semanalmente, verificando, ainda a profundidade mínima da banda de rodagem (1,6 milímetros). Esqueça aquele produto que deixa os pneus brilhando, pois provocam a deterioração mais acelerada da carcaça devido à reação química com a borracha, lave-os apenas com água e detergente ou sabão neutro.

Mas nem todos os problemas verificados em um pneu são provenientes exclusivamente deste componente veicular. A manutenção incorreta de outros componentes reflete diretamente no desgaste prematuro dos pneus, provocando a necessidade de troca.

Deixar de fazer a verificação e troca de componentes relacionados aos sistemas de suspensão, freios e direção são as principais causas para o desgaste prematuro dos pneus.

É comum depararmos com o desgaste dos pneus, principalmente dianteiros, de forma irregular, ou seja, mais desgastados internamente ou externamente. Este tipo de desgaste está atrelado à geometria de direção dos veículos.

Diversas medidas tais como ângulos de caster, camber, inclinação do pino mestre, dentre outros, devem ser verificadas quando do alinhamento da direção. Este serviço deve ser realizado pelo menos a cada 10.000 quilômetros ou sempre que houver grande choque em buracos ou desníveis. Se o carro começar a pender pra um dos lados, com o volante reto, pode ser a hora de procurar o serviço.

Convém salientar que este alinhamento deve ser realizado considerando também as rodas traseiras para perfeito alinhamento do veículo. O balanceamento das quatro rodas também é necessário e deve ser realizado em conjunto.

Sempre que fizer os serviços de alinhamento e balanceamento, opte por empresa tecnicamente competente para tal, pois hoje em dia é cada vez mais frequente depararmos com empresas do tipo “faz tudo” e que os resultados são péssimos.

 

fonte: www.todososcarros.com.br